quinta-feira, 22 de julho de 2010

Andreas Kisser: "revolucionários da música se encontram"

Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre George Gershwin e Brian Wilson. Confira abaixo alguns trechos do artigo.




O que existe em comum entre estes dois grandes nomes, George Gershwin e Brian Wilson, além de serem norte-americanos e revolucionários, que mudaram o mundo com a sua música? Em Agosto será lançado o disco com versões das músicas de Gershwin feitas por Wilson, incluindo dois temas inacabados que o próprio Wilson ficou encarregado de terminar. O disco se chama Brian Wilson: Reimagines Gershwi e sem dúvidas traz algo de muito especial – apesar de eu achar muito estranho esta história de outro compositor terminar o trabalho de um músico já morto -, mas tudo é possível no mundo das imaginações.



As duas biografias são espetaculares. Os dois são pioneiros em seus estilos, compositores de primeira linha e que ainda influenciam e inspiram muitos jovens músicos pelo mundo.



Brian Wilson (1942) foi, e ainda é, o grande gênio por trás das composições do Beach Boys, criando um estilo único de se escrever, com melodias e arranjos super bem elaborados, principalmente para as várias vozes do grupo, uma verdadeira ópera. As letras traziam a grande febre da época como tema principal, o surfe. Junto com os Beatles, a banda que Wilson via como a sua principal rival, os Beach Boys foram os grandes inovadores nas técnicas de gravação em estúdio, principalmente pelas ideias brilhantes que vinham da cabeça dele, não só nas composições musicais, mas também na maneira de se gravar as vozes, criando técnicas que são usadas até hoje por muitos músicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário