domingo, 11 de abril de 2010

Quatro décadas depois do fim, Beatles ganham nova homenagem brasileira

Projeto 'Beatles 70' conta com Zé Ramalho e Arnaldo Antunes, entre outros.


Há 40 anos, Paul McCartney anunciava sua saída da banda.





“Meu único plano agora é amadurecer”. A frase de Paul McCartney encerra um comunicado enviado à imprensa no dia 10 de abril de 1970 para divulgar seu primeiro álbum solo, "McCartney". Na nota, há exatos 40 anos, o baixista anunciava sua saída dos Beatles e consequentemente o fim do maior fenômeno da música pop em todos os tempos.



Quatro décadas depois, uma legião de fãs e músicos ainda lamenta o fato, mas também celebra o legado deixado por McCartney, George Harrison, John Lennon e Ringo Starr. No Brasil, o produtor musical Marcelo Fróes organizou o projeto "Beatles 70", álbum que presta tributo ao repertório gravado pela banda no ano de sua dissolução.







"Este disco fecha a trilogia que iniciei em 2008, com a celebração dos 40 anos de lançamento do 'Álbum branco'. Na ocasião, reuni artistas brasileiros para regravar canções dos Beatles relativas ao ano de 1968. Em 2009, a festa foi para 'Abbey road', que também fez aniversário. O projeto 'Beatles 69' foi composto por três CDs, com versões para as músicas gravadas em 1969. Agora é a vez de 'Let it be', que também vai se tornar um quarentão no dia 8 de maio", explicou o produtor.







Motivação especial



"Beatles 70", que será lançado no final deste mês pelo selo Discobertas, conta com as participações de Arnaldo Antunes, Zé Ramalho, Cássia Eller, entre outros, mas, segundo Fróes, a grande motivação para a realização de mais este projeto foi a presença da dupla Sá & Guarabyra.







Foto: Marcelo Fróes/Arquivo pessoal A dupla Sá & Guarabyra durante a gravação da música "Let it be" (Foto: Marcelo Fróes/Arquivo pessoal) “Eles participariam do projeto anterior com Zé Rodrix, mas desistiram por causa da morte do cantor e compositor em abril do ano passado. Desta vez pude contar com os dois na faixa 'Let it be'. Foi a primeira gravação da dupla após a morte de Zé Rodrix", disse Fróes.







Outro destaque é a participação de Rodrigo Santos, Guto Goffi e Fernando Magalhães, baixista, baterista e guitarrista do Barão Vermelho, respectivamente, que se reuníram para recriar a canção "For your blue", de George Harrison.







"Acho que desde que o Barão entrou em recesso, em 2005, que eles não trabalhavam juntos. Rodrigo fez um dueto com uma cantora chamada Marília Bessy que ficou belíssimo", conta o produtor.







A banda de de hard rock Dr. Sin contribuiu com "Dig a pony", de John Lennon, e fez uma referência especial. "Eles tiveram a sacada de colocar o mesmo riff de guitarra da versão que Joe Cocker gravou para "With a little help from my friends" no verso 'All I want is you'", relembra Fróes.







Ele adiantou ainda que um DVD com material registrado em vídeo, durante a produção dos três projetos, deve ser lançado ainda este ano. "Muita coisa foi filmada. Teremos videoclipes e mais algumas surpresas".







Shea Stadium



Enquanto isso, um outro DVD chega às lojas embalado pela efeméride. "The Beatles: live at Shea" (Coqueiro Verde) traz o famoso show do quarteto no Shea Stadium, em Nova York, que ficou conhecido como o primeiro concerto da história do rock realizado num estádio a céu aberto.







Datada de 15 de agosto de 1965, a apresentação foi registrada em cores pela TV norte-americana e exibida pela rede ABC no ano seguinte. Na ocasião, os Beatles promoviam "Help", seu mais recente álbum, e reuniram um público de 55 mil pessoas, um recorde até então.







O repertório inclui hits da fase "yeah, yeah, yeah", como "Twist and shout", A hard day's night", "Help", "I feel fine" e "Ticket to ride".







O lançamento não chega a ser uma grande novidade, já que cópias não oficiais circulam há muito tempo entre os beatlemaníacos. Nem os extras do DVD acrescentam muito: trazem cenas de bastidores (também bastante conhecidas) comentadas pelos músicos, além de entrevistas comm John, George, Paul e Ringo gravadas anos mais tarde.







A maior curiosidade fica por conta dos trechos dos shows de abertura, da qual participaram a cantora soul Brenda Halloway, os Discoteque Dancers e a banda do saxonofista King Curtis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário