Ronald Belford Scott (Kirriemuir, 9 de julho de 1946 — Londres, 19 de fevereiro de 1980), mais conhecido como Bon Scott, foi vocalista e compositor da banda australiana AC/DC. Bon foi vocalista do AC/DC de 1974 a 1980, vindo a falecer logo após o lançamento do álbum Highway to Hell, que os alçou à fama mundial. Depois da sua morte foi substituído por Brian Johnson. Antes de substituir Dave Evans nos vocais, era motorista de vans.
Biografia
Suas bandas anteriores incluíram The Fraternity e Valentines, nas quais não realizou trabalho semelhante ao do AC/DC. Outro grupo do qual participou foi o Mount Lofty Rangers. Deste grupo, é interessante procurar ouvir a música "Round and Round", a qual é cantada por Bon e, apesar de não ser AC/DC, é interessante. Vale lembrar que nem em todas as bandas das quais participou Bon cantava.
Sua influência musical inicial veio do pai, que era músico em sua cidade natal, na Escócia. Bon tocava bateria e gaita de fole, a qual pode ser conferida em "It's a Long Way to the Top", do álbum High Voltage.
Suas letras abordavam principalmente temas como mulheres, carros, bebida e curtição.
Morte
Sua morte até hoje não foi perfeitamente explicada. Já se afirmou que foi decorrente de sufocamento pelo próprio vômito após coma alcoólico. No entanto, a versão mais plausível é a de que tenha sido resultado de hipotermia, uma vez que teria sido deixado dormindo após uma noite de farra no interior de seu carro, completamente embriagado, durante uma madrugada de temperatura baixíssima.
Influências
Após a entrada de Brian Johnson o som do AC/DC mudou mas sem perder sua característica.Perdendo um pouco do balanço e da influência do blues que emanavam de Bon, mas ganhando outras nuances que com Bon talvez nunca seriam exploradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário